Veja como lidar com um adolescente dependente químico

23 de setembro de 2021 by viva vida0
Veja-como-lidar-com-um-adolescente-dependente-quimico.jpg

No início, são alguns goles de bebidas alcoólica e um ou outro cigarro.

Depois, desponta uma curiosidade por maconha até chegar ao uso de cocaína e crack. Esse costuma ser o trajeto de adolescentes pelo mundo das drogas, que tem começado cada vez mais cedo.

Um levantamento realizado pelo Portal Educacional mostrou que aos 15 anos de idade, 75% dos jovens já beberam pelo menos uma vez na vida e 31% já beberam além da conta. Os resultados são da pesquisa chamada “Este Jovem Brasileiro – Álcool” que contou com 11.846 jovens de 13 a 17 anos de todo o país. Além disso, 30% dos jovens começaram a beber com regularidade a partir de 14 ou 15 anos.

O papel dos pais na tentativa de evitar que o filho entre nesse caminho ou de ajudá-lo a sair pode fazer toda a diferença. Veja como lidar com um adolescente dependente químico:

Por que o uso de drogas pode ser mais comum na adolescência?

O adolescente está em uma fase muito especial da vida: está deixando de ser criança para virar adulto, uma fase de mudanças e novas experiências. A curiosidade é um dos maiores motivos que o leva a experimentar alguma droga e, depois de um tempo, passa a experimentar outras cada vez mais pesadas.

Como os pais podem interferir na vida do filho adolescente na tentativa de que ele fique longe das drogas?

Sem dúvida, a principal forma de prevenção é o exemplo dos pais. É errado os pais deixarem o filho experimentar e consumir bebida alcoólica, cigarro ou drogas dentro de casa, junto com eles. O certo é mostrar que o consumo dessas drogas é prejudicial à saúde e não manter esse hábito.

Nem mesmo o álcool pode ser permitido entre os adolescentes?

O consumo de álcool é sempre um hábito negativo, por três motivos principais: primeiro, porque o adolescente não consegue ter controle sobre o uso e acaba consumindo de forma exagerada, vai pela empolgação e pelos amigos. Segundo, o cérebro do jovem onde o álcool vai agir ainda não está totalmente amadurecido, o que pode prejudicar o rendimento escolar dele. O terceiro, por fim, é o risco maior de dependência: quanto mais cedo a pessoa começar a usar, maiores serão as chances de ter problemas de saúde e de acostumar o corpo ao uso frequente de álcool.

Quais sinais podem levar os pais a desconfiar que o filho seja usuário de drogas?

Quando o pai começa a desconfiar de mudanças de comportamento. Essa mudança é percebida principalmente ao observar os amigos do filho – ou ele muda as amizades, ou os amigos também começam a ficar com comportamentos diferentes. O adolescente ainda pode ter uma piora do rendimento escolar, ficar irritável, trocar o dia pela noite e conversar menos dentro de casa.

Como as drogas ilícitas mais comuns agem no organismo do adolescentes?

Maconha causa taquicardia, dilatação das veias oculares, euforia seguida por um momento de sonolência ou depressão, boca seca, ansiedade, pânico, alucinações, diminuição da atenção, dificuldade de coordenação motora, entre outros. Em longo prazo, pode causar dependência – irritabilidade, insônia e ansiedade ao não fumar -, prejuízo da memória, tristeza, entre outros.

Cocaína e crack causam euforia, diminuição de apetite e sono, taquicardia, aumento da pressão arterial, irritabilidade, paranoia, entre outros. Em longo prazo, a droga provoca alterações de humor, psicose, ataques cardíacos, dores no peito, tontura, convulsões, AVC e outros problemas.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *






Clínica de Recuperção

Viva Vida

Nossas clínicas possuem um elevado padrão de qualidade no tratamento de pessoas com dependência química e saúde e mental.


EMERGÊNCIA 24h

Ligue agora!
(11) 94797-6909



E-mail

Envie-nos um e-mail
clinicaparareabilitacao@gmail.com



Siga-nos

Redes Socais

Acesse agora mesmo nossas redes sociais e fique por dentro de todas atualizações nas mídia.



© Copyright 2021 | Direitos Reservados a Clinica Viva Vida

Abrir Chat
Podemos te ajudar?